SYSTRA: apresentações amigáveis para projetos de mobilidade urbana

Início » Cases » SYSTRA: apresentações amigáveis para projetos de mobilidade urbana

SYSTRA: apresentações amigáveis para projetos de mobilidade urbana

  • 0
  • maio 11, 2022

Descrição do Case

Conquistar grandes contratos é mais fácil quando você tem boas apresentações. No caso dos projetos de mobilidade urbana da SYSTRA, isso significa transmitir, de forma clara, resultados técnicos e complexos de estudos de engenharia.

Os especialistas dessa área precisam de apoio para elaborar materiais expositivos capazes de conversar bem com seus diferentes públicos: gestores públicos, outras empresas privadas e também com a comunidade e os usuários do transporte.

Para manter uma comunicação eficiente com esses públicos de interesses diversos, as apresentações da SYSTRA Brasil precisam equilibrar conhecimento técnico, dados atualizados e transmitir a experiência da empresa no setor de mobilidade urbana.

Foi por isso que recebemos a missão de transformar os relatórios e projetos da empresa em um material mais leve e didático. Acompanhe como fizemos para entregar essa nova apresentação agradável, e de fácil compreensão.

Os desafios das apresentações de projetos de mobilidade urbana

A SYSTRA acompanha o desenvolvimento das infraestruturas de mobilidade no Brasil desde os anos 60. Presta serviços de consultoria para a ampliação e instalação de novos empreendimentos, incluindo estudos de seus efeitos no trânsito e a mitigação de impactos ambientais. Além dos dados técnicos, é preciso também comunicar experiência e inovação da empresa para manter sua relevância no mercado ao longo de mais de 50 anos. Sim, apresentações de impacto reforçam o branding e elevam a importância dos projetos. O grande desafio das apresentações de dados de engenharia é o fato de que as mensagens principais são extremamente técnicas, baseadas em estudos que fogem ao conhecimento de grande parte das pessoas. Quando chegaram para nós, os relatórios eram densos, com muitas informações, gráficos e tabelas. De modo geral, esse tipo de apresentação faz com que o apresentador perca o foco e tenha uma fala prolixa. Ou seja, o volume de informações prejudica a objetividade da exposição. No final, fica a frustração de não ter conseguido mostrar o que era mais importante, mesmo depois de horas de reunião.

Como traduzimos dados técnicos

Nossa expertise na área da comunicação, e nos conhecimentos técnicos sobre dados e números de engenharia, nos permite fazer a tradução de termos complexos. Assim, conseguimos entregar mostrar os projetos de maneira encantadora. Para explicar melhor sobre a criação da apresentação de projetos para SYSTRA, separamos processo por duas etapas:

  1. Compreensão e organização das informações;
  2. Desenvolvimento do design de apresentação.

A compreensão e organização das informações

A primeira etapa no desenvolvimento de uma apresentação de engenharia é o estudo dos dados técnicos: entender o que de fato eles representam. Nem sempre os dados frios fazem sentido para nós, da Slid. É justamente aí que entram nossos esforços para compreender o objetivo da exposição. Nesse case, o apoio constante da equipe SYSTRA foi fundamental para a revisão do conteúdo. Só então elaboramos o roteiro de apresentação, com base naquilo que realmente precisa ser falado. Isso é, organizamos as informações em uma ordem lógica, elaborando um storytelling com os dados e demais elementos pertinentes. Acrescentamos ou eliminamos ideias, de acordo com o objetivo a ser alcançado em cada fala. No caso da apresentação de projetos de mobilidade urbana da SYSTRA, foi preciso contextualizar o estudo elaborado pela empresa. Por isso, acrescentamos slides que explicam o serviço prestado, o modelo de estudo e os resultados obtidos, para além dos dados. Ainda, para tornar a apresentação mais dinâmica, fracionamos o assunto. Muitos dados iniciais continuam no material final, pois são essenciais. Mas, agora, eles aparecem em momentos estratégicos, e se fundem melhor ao contexto geral da apresentação.

O desenvolvimento do design de apresentação

Após redesenhar o conteúdo, e avaliá-lo de perto, conseguimos trabalhar o design da apresentação.

Por ser uma empresa de mobilidade urbana, os materiais gráficos da SYSTRA usam muitos mapas. São recursos pouco flexíveis, já que são mapas gerados pelos softwares de simulação e não podem ser alterados. Então, usamos técnicas para deixá-los visualmente mais limpos. A partir do mapa oferecido pelo sistema da própria empresa, colocamos o zoom nas regiões destaque a cada fala. Assim, guiamos o olhar do público para o que é importante no momento. O alto volume de dados e a fragmentação do conteúdo poderiam deixar o público perdido. Para evitar isso, tonamos o índice um protagonista dessa apresentação. Ele acompanha cada slide, de forma animada, guiando ajudando a contar a história. Hoje, cada elemento, cor e palavra contida na apresentação tem uma razão de existir. E esse conjunto visual é o que torna os dados técnicos mais simples e compreensíveis.

Observando os resultados

Empresas que entendem a necessidade de transformar assuntos técnicos em apresentações mais amigáveis alcançam muitos benefícios. Entre eles, listamos os 5 principais:

  1. Ganho de tempo, com reuniões mais objetivas;
  2. Confiança na hora de falar sobre o projeto e seus resultados;
  3. Fortalecimento da imagem institucional;
  4. Aumento do interesse dos públicos pelo projeto;
  5. Fortalecimento do relacionamento entre a empresa, seus clientes e público final.

Sua empresa está preparada? Continue acompanhando nossos projetos e veja como as suas apresentações também podem ser mais leves e didáticas. E conte com nossa experiência para transformar seus materiais técnicos em histórias memoráveis.