Novo visual para a apresentação de resultados financeiros da ESTAPAR

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Novo visual para a apresentação de resultados financeiros da ESTAPAR

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  • maio 11, 2022

Descrição do Case

A apresentação de resultados financeiros deve acompanhar a evolução da comunicação visual da empresa, traduzindo seus valores, posicionamento de mercado e projeções para o futuro.

Os Releases de Resultados Trimestrais podem ser usados para mostrar muito mais que números e estratégias financeiras. Eles devem ser, ao mesmo tempo, uma ferramenta de Branding.

Na correria do dia a dia corporativo, poucos conseguem investir tempo na criação de apresentações de relatórios bem elaboradas e acabam criando o material “do jeito que dá”.

A ESTAPAR compreende a importância de uma apresentação de impacto. Por isso, nos convidou a pensar em um novo jeito de exibir seus resultados, com uma linguagem mais moderna e dinâmica.

Continue lendo para saber mais sobre o desenvolvimento desse projeto.

Uma empresa do futuro

Em 2020, a ESTAPAR se tornou a primeira empresa do seu segmento no Brasil a abrir o capital na

Bolsa de Valores B3. Isso significou o início de uma nova era de aspirações para o negócio. E, com isso, surgiu a necessidade de fortalecer sua imagem enquanto empresa de inovação.

Há 40 anos no mercado, essa empresa sempre se preparou para crescer tecnologicamente no futuro. Para nós, foi fundamental entender bem esse contexto para transformar a apresentação de resultados antiga nesse material, recém-lançado.

Para ajudar a ESTAPAR a se posicionar como a líder no mercado de mobilidade urbana, criamos um novo comportamento visual para a apresentação. Reorganizamos todos os dados de forma mais clara e limpa, visualmente conectada ao discurso corporativo.

Assim, chegamos à uma apresentação de resultados financeiros capaz de conquistar a receptividade dos investidores mais rápido e reter sua atenção por mais tempo.

Em busca de leveza visual

Ao analisar um material, algumas vezes sabemos que algo ali não está certo, mas não conseguimos explicar exatamente o que é.

Esse era o caso do antigo material da ESTAPAR. Denso, com informações acumuladas em pequenos espaços, fundos escuros e fontes pesadas. Assim, o maior desafio não estava no roteiro, mas sim no design da apresentação. Hoje, o ambiente digital deve ser leve e limpo. Isso porque ele serve para otimizar as nossas vidas, de forma intuitiva. Por isso, nós também tiramos todos os elementos gráficos que estavam “sobrando”. Nosso trabalho consistiu em dividir melhor as informações ao longo dos slides. Dessa forma, já melhoramos em muito a legibilidade, tornando o material mais facilmente compreensível. Desagrupamos alguns dados que eram mostrados em um mesmo bloco, deixando a visão geral dos gráficos mais agradável e intuitiva. O ideal é que, ao visualizá-lo, se tenha a compreensão geral da comparação, para depois mostrar as particularidades de cada um deles. Também aumentamos as fontes de algumas informações chaves, trabalhamos contrastes melhores de cores dos textos sobre os fundos e usamos recursos de animação para tudo o que merece destaque.

Detalhes que dizem muito

Elementos visuais como flechas, linhas e diferentes formas, comunicam muitas mensagens subliminares. E, por isso, devem ser usados e um jeito estratégico.

Nesse projeto, trouxemos muitas representações gráficas das sinalizações usadas dentro dos estacionamentos da ESTAPAR. Além de ambientarem o material, elas ajudam a guiar a apresentação. Na leitura geral dos slides, priorizamos expor as informações em faixas horizontais, que também ajudam a direcionar os olhares do público para uma mesma direção.

Assim, trouxemos muitos recursos que transmitem a sensação de movimento. Afinal, além de estar no setor de mobilidade, a ESTAPAR se move para o futuro. Outro detalhe fundamental para sofisticar e modernizar essa apresentação foi o afinamento das linhas. Antes, grossas e pesadas, agora, finas e leves.

Como desapegar do passado

Diferente de outros projetos, o desafio de criar apresentações de resultados é exatamente transmitir junto o posicionamento corporativo da empresa perante o mercado.

Os dados publicados falam por si mesmos. Então, esse material precisa ir além deles, contribuindo para contar uma história.

A ESTAPAR decidiu mudar o modo como anunciava seus resultados. E, agora, não está mais com saudades da antiga apresentação. Se a sua empresa também chegou nesse momento, entre em contato